Procurar um emprego no exterior as vezes parece ser difícil, mas com uma boa preparação e planejamento não é um sonho impossível, e o seu CV e Cover Letter é o seu cartão de visitas.

Para muitos, escrever uma carta de apresentação eficaz é um desafio. A primeira pergunta que você deve fazer é: estou no momento certo para essa mudança? Com um nível de inglês no mínimo intermediário você já pode planejar essa mudança, e por meio do meu trabalho de consultoria de carreiras onde venho auxiliando muitas pessoas que almejam uma carreira internacional, posso ainda mais ajudar você, e venho hoje escrever sobre a importância da cover letter ainda nos dias atuais e sobre como se destacar.

❇️Expresse quem está em você
Seu currículo anota toda a sua experiência e qualificações, o que é necessário e importante, porém uma boa carta de apresentação deve mostrar quem é você e o que você está apresentando à pessoa que está prestes a ler seu currículo, geralmente alguém que trabalha com RH. Embora as pessoas que trabalham em RH saibam quais são as habilidades técnicas exigidas pela atual posição aberta, elas sabem que, tão importante quanto as habilidades, a carta de apresentação mostrará quem você é, portanto, certifique-se de que realmente representa você.

❇️Menos é mais
Eu sempre digo aos meus candidatos que o menos é mais, uma carta simples e objetiva com qualidade é bem melhor de que uma longa e sem muito conteúdo direcionado- você já ouviu esses ditados antes, agora é hora de realmente usá-los. Uma página é mais do que suficiente para uma carta de apresentação, lembre-se que o recrutador tem inúmero CVs e cartas para ler então o quanto você puder vender seu peixe em 1 página está ótimo!

❇️Seja original
Tente descobrir o nome da pessoa a quem você está endereçando sua carta de apresentação (isso mostra dedicação), certifique-se de dar um toque pessoal, especialmente para trabalhos que solicitam também um portfólio .

❇️Mostre confiança
A confiança não é importante apenas nas entrevistas de emprego, mas como também na carta e o primeiro passo é realmente conseguir a entrevista (virtual ou não). Então, não seja arrogante ao mostrar suas habilidades e sim confiante no que está escrevendo.

❇️Não copie e cole o seu currículo
Geralmente quando não se pede a carta de recomendação, eu sempre oriento meus candidatos a copiarem o texto no corpo do e-mail e obviamente seu currículo será anexado. Não há necessidade de reescrever ou resumir o que está no CV.

❇️Verifique a ortografia (não traduza on line)
Um erro de inglês fará qualquer chances diminuir.

💡Na minha consultoria tenho o suporte de professores locais onde todos os materiais são revisados. E já que estamos no assunto, certifique-se de que sua carta de apresentação esteja indo para a função certa pois não há nada mais embaraçoso do que esquecer de mudar isso rs.

Se você gostaria de uma consultoria de carreiras em Malta entre em contato conosco