Mudar-se para um novo país pode ser bastante excitante e ao mesmo tempo estressante; fazer isso com crianças é o suficiente para deixar ainda mais emocionante. A ilha Maltesa é um excelente local para famílias. Tudo isto num ambiente seguro e tranquilo com que poucos outros destinos conseguem competir. Felizmente, Malta é um lugar acolhedor, então não deve demorar muito para que todos se acomodem. Para ter certeza de que toda a família será feliz, você precisa fazer duas escolhas básicas certas; onde você vai morar e qual escola você irá escolher.

Quão seguro é Malta?
Malta é um dos países mais seguros do mundo. Aqui não há zonas “proibidas” e crimes violentos são raros. Os pequenos crimes existem (especialmente furtos em centros turísticos), mas podem ser evitados com precauções sensatas.

Malta alem de um sistema educacional muito bom e e grande parte gratuito, ha a possibilidade de creche gratis para as criancas.
Malta além de um sistema educacional muito bom e em grande parte gratuito, há ainda a possibilidade de creche grátis para as criancas.

Quando você chega aqui pela primeira vez, vale a pena alugar um imóvel por um curto período de aluguel ou até mesmo ficar em um Airbnb para que você possa visitar as escolas e escolher a escola certa para seus filhos, em vez de ficar preso a um local específico. Caso precise de ajuda, tenho contatos de excelentes corretores e de confiança que podem te auxiliar em todos os sentidos (custo benefício).

Onde devo morar?
O local onde você escolherá morar dependerá de onde seu trabalho é baseado e / ou das escolas das crianças. Muitos estrangeiros começam na área de Sliema apesar de ser mais caro ou nas proximidades de Swieqi, Msida, Gzira e Pembroke que são um pouco mais baratos em relação a Sliema. A praia de St Paul também é popular, especialmente entre os residentes mais velhos. Xemxija é um vilarejo promissor ao norte, mais barato e longe das multidões.

Bugibba e Qawra são principalmente zonas de férias, populares especialmente entre os britânicos, sérbios e africanos, conta com muita agitação no verão e tem muitos lugares bons para crianças como o aquário nacional, playgrounds e ótimos lugares para nadar!

Cidades como Balzan, Attard, Birkirkara e Lija são lugares agradáveis para se viver e não muito longe de toda a agitação. Madliena ou Gharghur tendem a ser um pouco mais caros, mas são muito procurados. Mellieha é uma cidade linda, mas muito ao norte se você tem que se deslocar muito para o trabalho todos os dias. O mesmo pode ser dito para Marsascala e Marsaxlokk, que se situam na outra extremidade e ao sul da ilha.

Para ajudar as crianças a fazerem amigos no início, incentive-as a participarem de atividades como clubes de natação no verão; aulas de teatro ou aulas de dança, futsal ou até tênis.

E sobre as escolas?

Existem três tipos principais de escolas primárias e secundárias em Malta; escolas estaduais, escolas religiosas e escolas privadas independentes (incluindo escolas internacionais).

O ano letivo vai de setembro a junho e a escola é obrigatória dos 5 aos 16 anos em Malta. A introdução do ensino em casa em Malta ainda está em revisão. Para crianças muito pequenas, existem várias opções de creches, algumas das quais são apoiadas pelo governo. O jardim de infância está disponível gratuitamente dos 3 aos 5 anos. Tenha em mente que a maior parte da instrução nas escolas públicas (e freqüentemente nas escolas religiosas também) será em ingles as aulas, porém haverá aulas só em maltês. O maltês também é um nível obrigatório. Embora possa parecer assustador, é uma grande oportunidade para seus filhos aprenderem uma língua estrangeira. Cursos especiais de línguas são oferecidos para crianças e adultos que não falam maltês.

creche gratuita malta
Free Child Care Scheme em Malta (Creche grátis para todos os pais que trabalham)

O serviço de creche é fornecido diretamente por meio de serviços do governo ou, alternativamente, por meio de creches registradas.

As crianças permanecerão com direito ao Free Childcare até que se tornem elegíveis para frequentar as aulas do jardim de infância. Para obter mais informações, por exemplo, quais centros de cuidados infantis estão incluídos neste esquema, clique aqui.


Como aplicar
É a creche que determina se pode atender às necessidades da criança; em seguida, uma inscrição através do Sistema de Informação Gratuita é encaminhada à Unidade para determinar a elegibilidade no esquema, voce podera aplicar para o Child Care se os pais:

1) Estão empregados
2) São autônomos

Clique aqui para obter mais informações sobre o Free Childcare Scheme

Diversao:

Tirando a parte mais burocrática, há também muitas coisas divertidas para se fazer na ilha, incluindo o parque aquático Splash and Fun’ em Bahar ic-Caghaq, o Aquário Nacional de Malta, o Playmobil Fun Park e o Funland Malta, ou as crianças podem aprender uma nova habilidade, como snorkeling e mergulho, paddleboarding, caiaque e escalada. Mata não tem muita área verde em comparação com outros países europeus, porém sempre há muito o que fazer aqui na Ilha, não tem muito aqui no verão!

wivian sciriha
O governo Maltês oferece creche gratuita para crianças de 3 meses a 3 anos, se ambos os pais estiverem empregados.

Veja mais alternativas de passeios para toda a familia aqui